11 de nov. de 2013

Alunos da UEPB farão mobilização para aumento do orçamento nesta segunda-feira, 11

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará, nesta segunda-feira (11), a partir das 14h, na Praça dos Três Poderes, uma grande mobilização com a finalidade de reivindicar o aumento do orçamento da UEPB para 2014, considerando que o valor previsto pela proposta apresentada pelo Governo do Estado inviabiliza o crescimento da instituição e dificulta a manutenção de serviços básicos.
O grupo deverá se concentrar na praça e seguir para as galerias da Assembleia Legislativa do Estado (ALPB), onde, a partir das 15h, haverá uma audiência pública para discutir do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2014 do Governo do Estado.
De acordo com a proposta de orçamento da UEPB, discutida entre representantes de todas as categorias e entidades representativas de classes em várias reuniões do orçamento participativo, o valor necessário, para manutenção de despesas básicas como material de consumo e folha de pagamento, além de investimentos com obras, capacitação, aquisição de equipamentos, melhorias em laboratórios, assistência estudantil, seria de R$ 296.238.872,00. Porém, a proposta do Governo do Estado prevê um repasse de R$ 246.841.000,00.
Com esse corte, as únicas despesas da UEPB que não sofreriam impacto seriam os gastos com pessoal e auxílio funeral. Nos demais investimentos e custos a queda chega a ser superior a 90%. Os gastos com obras e instalações, por exemplo, sofreriam um impacto de 90,6% a menos para ser investido. No caso dos campi que esperam contar com um valor para ser destinado a construções de prédios, como é o caso do Campus de João Pessoa, esse corte inviabiliza a implementação desses planos. A queda no valor a ser investido em equipamentos e material permanente chega a 91.9%. O auxílio financeiro a pesquisador é o item que sairá mais prejudicado, com uma queda de 94,3% de investimento.
Diante dessa realidade, considerando a importância dos projetos e atividades desenvolvidas pela UEPB, com reconhecimento nacional e internacional, estudantes, professores e técnicos administrativos realizam essa mobilização buscando alertar a sociedade e a classe política para o atentado contra essa instituição que é patrimônio do povo paraibano e terá o seu funcionamento comprometido, por falta de condições mínimas para arcar com as despesas.
RVNoticias com portalcorreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário