2 de jul. de 2015

Casos de dengue aumentam este ano Saúde confirma que estado sinaliza epidemia

De janeiro a junho deste ano,. foram notificados 17.106 casos suspeitos de dengue na Paraíba, sendo confirmados 6.082 casos, com 2.422 casos descartados. Dentre os casos confirmados, 64 deles foram classificados como dengue com sinais de alarme, sendo 11 casos de dengue grave. Os demais seguem em processo de investigação. Nesse período do ano, duas pessoas morreram com a doença em Alhandra e outro em Guarabira.
Quatro mortes seguem em processo de investigação, sendo uma em Alhandra, outra em São João do Rio do Peixe, uma em Guarabira e uma em Sousa.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Considerando a incidência da Dengue no dstado nos anos de 2013, 2014 e 2015, que foram respectivamente, 219,35%, 94,17% e 372,32%, destaca-se a sinalização de epidemia para o ano em curso.

Quanto à febre de chinkungunya, na Paraíba, de janeiro a junho, foram notificados sete casos suspeitos de febre nos municípios de Pombal (1), Alhandra (1), Campina Grande (1), Umbuzeiro (2), Coremas (1), João Pessoa (3), Rio Tinto (1), sendo cinco descartados e dois em investigação, aguardando resultado.

As doenças são transmitidas por meio do mosquito aedes aegypti. Segundo a Gerência de Vigilância Ambiental da SES-PB, o carro fumacê é uma intervenção que preferencialmente deve ser restrita a áreas vulneráveis, evitando, assim, o uso excessivo de inseticidas em áreas não indicadas, enfatizando, portanto, o uso oportuno desse insumo crítico nas ações de controle de dengue.

Neste ano, 15 municípios receberam intervenção do carro fumacê e, no momento, ele está atuando em 10 municípios. Foram usados, aproximadamente, 280 litros do adulticida Lambdacialotrina CE 5% e 3.220 litros de óleo Vegetal, utilizado como solvente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário