Um vídeo gravado por estudantes de Salgado de São Félix denuncia o transporte ilegal dos próprios estudantes que se deslocam pela zona rural do município. Cerca de 20 alunos enfrentam todos os dias “uma maratona” para chegarem às escolas. Eles percorrem cerca de 4 km em carros superlotados e, aparentemente, sem nenhuma segurança. Os alunos são obrigados a se segurarem uns aos
outros em uma camionete; sofrendo riscos de acidentes.
Foi constatado que a maioria desses estudantes se reveza por duas escolas na zona rural. Uma delas é a Escola Maria de Melo, cerca de 3 km de outra escola chamada Arnaldo Maroja.
Outro problema enfrentado pelos estudantes de Salgado são as péssimas condições que se encontram as estradas, dificultando ainda mais o deslocamento que acontece na carroceria de um dos carros registrados nas imagens.
O QUE DIZ A LEI?
Conforme o Art. 3º da resolução CD/FNDE nº18, de 19/06/2012, os veículos a que se refere o Artigo 2º do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, pelo Programa Caminho da Escola, esses veículos são destinados para o uso exclusivo no transporte dos estudantes matriculados nas escolas das redes públicas de ensino.
MINISTÉRIO PÚBLICO.
Em contato com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), foi informado que o órgão desconhecia essa situação do município de Salgado de São Félix e que iria abrir procedimento para apurar o transporte ilegal de estudantes pela Zona Rural.
redação: Carlão Melo

Nenhum comentário:
Postar um comentário