18 de fev. de 2013

Com a presença de 213 prefeitos, governador cobra políticas públicas voltados para mulheres


 Cerca de 213 prefeitos dos municípios paraibanos participam nesta segunda-feira (18) do Encontro Estadual de Prefeitos – Paraíba Cresce Unida. O governo Ricardo Coutinho (PSB) fez o discurso de abertura do evento e cobrou dos gestores a criação de políticas públicas voltadas às mulheres. Segundo o chefe do executivo a prioridade do Pacto pelo Desenvolvimento Social este ano serão o desenvolvimento de ações que combatam a violência contra a mulher.
“No ano passado o foco do Pacto Social foram ações voltadas para saúde e para educação. Esse ano a prioridade será as políticas públicas para o combate à violência contra a mulher”, declarou o governador.
 
O programa do Governo Estadual prevê investimentos estaduais com a contrapartida solidária dos respectivos municípios, com o objetivo de melhorar os indicadores sociais dos municípios da Paraíba. De acordo com Ricardo Coutinho, o Governo está à disposição das prefeituras para receber os projetos propostos pelas gestões e se comprometeu a viabilizar recursos para sua execução. Apesar da garantia, o governador adiantou que os projetos terão que atender aos critérios estabelecidos pelo programa e, portanto, nem todos serão aprovados.
 
“O Pacto não é apenas para repassar dinheiro, mas é uma estratégia de desenvolvimento humano para que os resultados possam retornar à população. O Governo se dá a responsabilidade de encaminhar recursos diante dos projetos que os municípios possam encaminhar, mas nem todos os projetos será aprovados, claro. Para se ter ideia no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], se aprova 5% dos projetos”, explicou.
 
Na ocasião, Ricardo Coutinho criticou a falta de celeridade para realização de exame de mamografia. “Como os municípios não podem acelerar exame de mama? Dá para fazer, isso é esfera municipal, é só querer”, disse o governador que também questionou “as poucas vagas” nas creches dos municípios paraibanos, “por que a Paraíba só tem 11 mil vagas nas creches?”.
 
Outro apelo do governador, feito durante a abertura do evento, foi para a classe política deixe as “picuinhas de lado” e trabalhem para o desenvolvimento dos municípios e do estado. “Tem que se ultrapassar as  picuinhas que muitas vezes só atrapalham nossas metas”, declarou.
 Encontro
 
O encontro com os gestores municipais e o Governo, além de secretários de estado, parlamentares e dirigentes de órgãos da administração indireta começou às 10h. O objetivo do evento é interagir com os novos gestores municipais, bem como apresentar os mecanismos e instrumentos de relacionamento institucional que possibilitem a integração entre o Governo do Estado e as prefeituras de todas as regiões da Paraíba.
 
A programação inclui a apresentação de palestras e painéis alusivos à realidade socioeconômica, bem como às políticas públicas prioritárias no Estado da Paraíba. Também serão compartilhadas experiências dos programas setoriais: Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, Orçamento Democrático, Empreender, Cooperar, Funcep e Sistema Unificado de Defesa Agropecuária.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário