O prefeito Luciano Cartaxo entregou, no início da noite desta terça-feira, o ônibus de serviço da Estação Digital Móvel, que vai circular pelos bairros de João Pessoa oferecendo cursos gratuitos de informática. O ato aconteceu durante o evento de abertura da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), realizada na Estação das Artes, anexo da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. A programação se estende até o dia 27 de outubro e tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte”.
“Queremos levar inclusão digital para quem mais precisa”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Nossas Estações Digitais fazem um excelente trabalho, já tendo formado mais de 1.500 estudantes, mas temos a consciência de que eles não abrangem toda a população. Com esta unidade móvel vamos poder chegar a diversos pontos da cidade e oferecer o curso de informática para quem mais precisa”, explicou.
O ônibus da Estação Digital Móvel é climatizado e equipado com 11 computadores, sendo um para instrutor e 10 para os alunos, além de contar com data show. O equipamento ainda garante acessibilidade, já que é adaptado para atender cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
O vice-prefeito Nonato Bandeira falou sobre a necessidade de se investir em tecnologia em busca do desenvolvimento. “Todos os países que deram certo investiram muito em educação e pesquisa. O Governo Municipal mostra que tem este compromisso com a capacitação e faz isto levando o serviço até a comunidade”, afirmou.
A secretária municipal da Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio, falou sobre a importância da SMCT para divulgar e difundir o conhecimento científico. “Vamos promover debates, exposições, práticas esportivas e outras atividades que compõem uma programação produzida e planejada com muito empenho por toda a nossa equipe. O compromisso da Secretaria de Ciência e Tecnologia é a defesa e a prática de uma política que trabalha de forma inclusiva e abrangente”, declarou.
Ansiedade - A vice-presidente do Centro Cultural e Social por Mãos de Mães, da comunidade São Rafael, Apolônia Maia, afirmou estar ansiosa pela chegada deste ônibus na comunidade. “Sabemos o quanto ele vai ser importante na qualificação dos nossos jovens. A comunidade São Rafael está muito satisfeita com todo o trabalho da Prefeitura de João Pessoa e só posso agradecer ao prefeito Luciano Cartaxo por mais esta ação”, declarou.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura da SMCT os vereadores Elisa Virgínia, Marmuthe Cavalcante, Raoni Mendes e Marco Antônio. Ainda participaram do evento o coordenador da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, Fernando Medeiros, e o representante da Companhia de Dados da Paraíba (Codata), Merval Dantas.
Mascote – Durante a cerimônia de abertura, foi apresentado o mascote da SMCT: um robô construído por estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na ocasião, o robô conversou e interagiu com o prefeito Luciano Cartaxo, o vice-prefeito Nonato Bandeira e a secretária Marly Lúcio. O nome do mascote está sendo definido pelos internautas em uma enquete disponível no site da secretaria municipal da Ciência e Tecnologia (http://joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/secitec/). As opções disponíveis são Robotec, Digiblue, Cybertec, Tec Tec e Rob.
De acordo com André Valentin, assessor de Ciência da Informação da Secitec, o mascote foi criado com a finalidade de aguçar o interesse de jovens e adultos pela Ciência e Tecnologia. “O robô tem uma função voltada para comunicação. Ele é bilíngue, respondendo comandos em Inglês e Espanhol, além de ter acoplada uma câmera que envia a imagem para internet. Nossa intenção é mostrar que Ciência e Tecnologia podem ser acessíveis, já que o robô foi feito com material reciclável, com baixíssimo custo”, explicou.
Batuqueiros do Silêncio – O evento de abertura da SMCT foi animado pela percussão do grupo pernambucano Batuqueiros do Silêncio, que é formado por jovens e adultos, entre 17 e 34 anos, com surdez total ou parcial. O projeto foi idealizado pelo griô, músico e pedagogo Irton Silva, criador do projeto Som da Pele e da metodologia MusiLibras.
Durante a apresentação, o grupo apresentou ritmos que destacam a cultura popular pernambucana, como o frevo, o maracatu e a ciranda. Além disso, também mostrou como surgiu a ideia de explorar a música com surdos. “O método utiliza a tecnologia de forma inclusiva, proporcionando aos ritmistas a possibilidade de seguir o ritmo das canções guiados pela intensidade de luzes e a tonalidade de cores”, explicou Irton Silva.
SMCT – A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia acontece de 22 a 27 de outubro, na Estação Cabo Branco. O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
O evento reúne uma vasta programação inspirada no tema “Ciência, Saúde e Esporte” e está inserida na programação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que realiza em todo o país atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados a este tema.
Secom JP
Nenhum comentário:
Postar um comentário