Uma má notícia para a Paraíba, na divulgação nesta sexta-feira do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente ao ano de 2013: o Estado não alcançou sequer as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação no que diz respeito ao Ensino Médio.
Os dados oficiais que foram divulgados nesta sexta-feira (5) comprovam que a Paraíba não está fazendo sequer a “lição de casa’ no quesito Educação. E mesmo no item em que o Estado cumpriu o estabelecido, está bem aquém dos resultados obtidos nos anos anteriores.
Em 2007, a Paraíba tinha como meta atingir a nota de 3,1 e o resultado alcançado já foi de 3,5. Vale lembrar que dois anos antes, a educação na gestão de Cássio alcançou o índice estabelecido pelo IDEB. Em 2009, com a meta na nota 3,4 a Paraíba estava com 3,7.
Mesmo nos anos de 2011 e 2013, sob a responsabilidade do atual governo os números já são preocupantes, pois se nos índices anteriores, a Paraíba ultrapassou muito as metas estabelecidas, atualmente estamos no limite da meta, comprovando que na séries iniciais do ensino fundamental se as providências necessárias não forem tomadas imediatamente, é possível que não cumpramos a metas no próximo índice.
Já no anos finais do ensino fundamental, o Estado não conseguiu sequer atingir a meta. Diferente de 2007, quando o Estado obteve 2,8 e ficou acima da meta estabelecida, que era de 2,6. Já em 2011 a meta era 3,0 e o estado ficou com 2,9 e em 2013, com a meta de 3,4 a nota alcançada foi de apenas 3,0. Infelizmente, por causa da falta de um projeto consistente para a educação, o governo da Paraíba além de não fazer avançar a nossa qualidade de ensino, fez pior, retroage nas conquistas alcançadas.
Com relação ao ensino médio, os resultados também não são nada animadores. De uma nota acima da meta em 2008 e em 2009, a Paraíba, em 2013 apenas repetiu a nota de 4 anos atrás, 3.0, contra uma meta que era de 3.2.
fonte : Rede45
Nenhum comentário:
Postar um comentário