Teve início na última segunda-feira (01) uma consulta popular que está colhendo votos para o Plebiscito Popular por uma Assembleia Constituinte. O eleitor pode responder a pergunta ‘Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?’, para escolher representantes para este fim.
As urnas, espalhadas por todo país, estarão coletando votos até o próximo domingo (07).
Para votar, o eleitor deverá se deslocar até os pontos onde as urnas estão distribuídas, munido de um documento de identificação. Em Guarabira, estão disponíveis sete locais de votação. Um dos pontos de votação vai funcionar neste sábado (06) no Giradouro e será coordenado por Cristina Pereira, Márcia Alves e Jaceline Cláudia, que pertencem ao Sedup.
Além das urnas físicas, que estão espalhadas pelo Brasil inteiro, os eleitores poderão participar de forma online. Para que o voto seja computado, é necessário informar o nome e o CPF. O objetivo é alcançar um número expressivo de votantes e também abranger localidades onde não haja urna.
Uma Constituinte é a realização de uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do País e definir as regras, instituições e o funcionamento das instituições de um Estado como o governo, o Congresso e o Judiciário, por exemplo. Suas decisões resultam em uma Constituição. A do Brasil é de 1988.
A reforma, discutida por partidos políticos de esquerda e outros grupos, ganhou mais força em 2013 quando milhões de jovens brasileiros foram às ruas para lutar por melhores condições de vida. As mobilizações das ruas obtiveram conquistas em todo o país, o que nos demonstrou que é com luta que a vida muda.
fonte : rvnotícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário