Alguns partidos resolveram apostar na juventude e em novos nomes para as
disputas eleitorais de outubro. Com idades entre 21 e 33 anos, as novas
apostas ganham a oportunidade das legendas de iniciar, na Paraíba, a
construção de uma nova forma de fazer política. Diante da crise
vivenciada pela classe política no país, o desafio é apresentar aos
eleitores candidatos que passem credibilidade.
Para o professor e cientista político Fábio Machado, o surgimento de jovens na política representa uma
expectativa de renovação dos quadros
partidários e até mesmo da forma de se discutir o processo político.Para o professor e cientista político Fábio Machado, o surgimento de jovens na política representa uma
“Existe uma necessidade de renovação de lideranças nos partidos e vemos isso acontecer no processo político nas disputas em diversos municípios. Mas o processo de renovação só será possível de observar quando esses atores forem eleitos e demonstrarem na forma de administrar, respeitando o bem público e os processos democráticos”, disse o professor.
Machado lembrou ainda que mesmo que muitos dos candidatos tenham ligações diretas com famílias tradicionais na política dos municípios, existe a expectativa por parte da população para a novidade, para a mudança.
Outro ponto observado pelo cientista político é quanto aos discursos feitos pelos novos candidatos. Ele disse que é preciso observar os temas debatidos e o comprometimento com valores democráticos. “Sempre se espera muito da juventude no esporte, na educação e também na política. Vamos agora verificar como essa juventude se sai como administradora. Se não conseguirem apresentar novidades na forma de governar, o novo, nesse caso, pode até ser entendido como velho”, observou.
Inseridos no advento das mídias digitais, os jovens candidatos que disputarão prefeituras na Paraíba dizem empunhar bandeiras como o fim da corrupção, mais investimentos na educação, saúde, segurança pública e qualidade dos serviços públicos. Eles lembram que a juventude brasileira tem sido esquecida pelo poder público nestes últimos anos e que um dos melhores caminhos para mudar a realidade é ingressar na política para ter a oportunidade de realizar mudanças na forma de governar.
Garantia de política renovada
Os candidatos a prefeito de Nova Olinda, Diogo Richelle; de Boqueirão, Artur Dunga; de Mãe D’água, João Filho; de Mogeiro, Alberto Ferreira; e de Princesa Isabel, Sidney Filho, estarão pela primeira vez na disputa por prefeituras. Eles avaliaram o desafio como positivo e garantiram que, caso cheguem ao poder, trabalharão para construir uma nova forma de fazer política.
Os cinco candidatos têm origens diferentes, mas demonstram a vontade de promover uma administração moderna com a participação popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário