O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizará uma força-tarefa para apurar irregularidades em matadouros públicos e privados da Paraíba. Uma audiência nesta segunda-feira (25), divulgou resultados de uma pesquisa que constatou condições precárias nos estabelecimentos.
De acordo com o professor da
Universidade Federal da Paraíba e responsável pelo estudo, Francisco Garcia Figueiredo, as condições encontradas nas unidades violam a dignidade humana e colocam em risco a saúde da população que está consumindo as carnes e também dos trabalhadores que colaboram nesses locais.
O estudo ainda mostrou que , em 100% dos estabelecimentos pesquisados não há câmaras de refrigeração e que maioria dos matadouros atua sem o mínimo de higiene. As pesquisas indicam que não há controle sobre doença nos animais, que são mortos de forma inadequada.
O estudo foi feito em 70 estabelecimentos. As condições de trabalho nos matadouros também seriam inadequadas, com crianças e adolescentes trabalhando em 34,9% dos locais analisados, além de indícios de trabalho escravo nas unidades.
A procuradora Edlene Lins Felizardo será responsável pela articulação da força-tarefa, que acontecerá em conjunto com diversos órgãos de fiscalização.
MaisPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário