A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS), divulgou, nesta ultima sexta-feira (8), o boletim da dengue, zika e chikungunya com os dados referentes à 8ª Semana Epidemiológica (SE). O documento aponta um baixo índice de incidência das doenças, de acordo
com os critérios do Ministério da Saúde (MS).
Em 2019, de acordo com o boletim, até agora foram notificados 494 casos prováveis de dengue em 62 municípios da Paraíba, o que representa uma redução de 19% em relação ao mesmo período de 2018. Quanto à chikungunya, foram notificados 89 casos prováveis em 22 municípios. Este dado corresponde a uma redução de 10,1 % em relação ao mesmo período de 2018, quando foram registrados 99 casos prováveis. Para a doença aguda pelo vírus zika, até o momento foram notificados 19 casos em 12 municípios, caracterizando uma redução de 24,% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram observados 25 casos prováveis.
Na Paraíba, os coeficientes de incidência para dengue, febre chikungunya e vírus zika são respectivamente: 12,36; 2,2 e 0,5 por 100.000 habitantes. Essas incidências são consideradas baixas, segundo os critérios do Ministério da Saúde.
Ações – A SES orienta que os municípios intensifiquem as ações, principalmente nesse período intermitente de chuvas e quando há necessidade de armazenar água. As ações devem ser integradas com os setores de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Secretaria de Educação e Meio Ambiente, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário