O governador em exercício Rômulo Gouveia entregou nesta quinta-feira (13) o montante de R$ 172.318,00 em créditos do Empreender Paraíba para a Associação de Apicultores e Meliponicultores da região do Brejo paraibano (Apismel). A solenidade será realizada às 11h, na quadra de esportes do grupo escolar Humberto Lucena, em Pirpirituba.
“A Associação possui capacidade de produção de 21 mil quilos de mel anualmente. Com os investimentos do Empreender PB a produção deve dobrar chegando a 45 mil quilos de mel”, assegurou o assessor técnico do Empreender PB, Thadeu Vinícius, responsável pelos projetos da linha de crédito Coletivo.
Apismel – A Associação possui 25 componentes e se destaca pela forma de trabalho focada na ‘Apicultura Migratória’, que desloca as colmeias de acordo com as floradas evitando interromper a produção. Segundo Thadeu, isso permite que apicultores de todo o Brejo e região sejam beneficiados.
Investimentos – De acordo com o presidente da Associação, Renault Lucena Targino, o entreposto de mel, lugar que recebe o produto bruto e lá é inserido no processo de transformação até chegar a item para consumo, será todo equipado para ampliar essa capacidade de produção. “Com o valor de R$ 172.318 mil liberados pelo governo por meio do Empreender PB vamos investir na compra de máquinas, equipamentos, matéria-prima, insumos, embalagens e potes plásticos, além de separar recursos para capital de giro”, disse.
Ao final do processo de produção a Apismel fornece para o mercado mel em balde e garrafa de 100 ml e 500 ml, bisnagas de 200 g e 500 g, pote de mel de 250 g, 300 g e 700 g, sachet de 0,05 g e de 0,10 g, além da linha fitoterápica, encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais, como o conhecido mel com própolis e agrião, e similares.
Programa de microcrédito – O Empreender PB trabalha atualmente com cinco linhas de crédito disponíveis para atender os interessados de qualquer parte do estado. As linhas disponíveis são Individual, Coletivo, Artesanato, Gás natural e Empreender Mulher, e cada uma possui sua especificidade.
fonte : rvnotícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário