25 de ago. de 2014

Educação: Dados do MEC comprovam redução de vagas

No programa eleitoral desta segunda-feira (25), o candidato ao Governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), se comprometeu a restabelecer as 100 mil vagas que foram suprimidas da rede estadual de ensino pelo atual
governante. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), de dezembro de 2008, último ano da gestão de Cássio, até o ano passado, houve uma redução de 28,40% no total de matrículas no Estado. No ensino técnico a diminuição chegou a 60%.
As informações do MEC mostram que em 2008, a rede estadual de ensino da Paraíba tinha 358.618 matrículas. No ano passado, foram registradas apenas 256.760. Uma redução de 101.858 matrículas. O Ensino Médio também diminuiu. Em 2008, eram 127.509 matrículas. Mas, em 2013, o quantitativo foi de 110.829. Uma diminuição de 16.680 matrículas. No ensino técnico a situação é ainda mais preocupante. Ano de 2008, eram 3.313 matrículas, já no ano passado, chegou a 1.197.
O programa mostrou ainda o drama dos estudantes da Zona Rural paraibana que estão tendo que percorrer longas distâncias para poder estudar, por conta do fechamento de mais de 200 escolas pela atual gestão. Crianças e jovens de municípios como Taperóa, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Queimadas, por exemplo, sofrem com as dificuldades causadas após as escolas terem sido fechadas. Em João Pessoa também há problemas. O CAIC, em Mangabeira, está completamente abandonado, com sua estrutura física deteriorada após o encerramento das aulas.
Propostas
Além de recuperar as vagas perdidas, o programa da coligação A Vontade do Povo apresentou outras propostas na área de Educação. Em seu novo governo, Cássio vai expandir as Escolas em Tempo Integral, o Ensino Técnico e Profissionalizante, fortalecer a autonomia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), criar o Programa de Educação Rural, fazer novo concurso para admissão de professores e revisar os Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs). “Eu mesmo irei revisar com a classe a revisão do PCCR restabelecer o dialogo com a categoria, criando condições para a retomada das matrículas na rede estadual de ensino”, afirmou.
Quando governou a Paraíba, Cássio implantou o Ensino Médio em todos os municípios paraibanos. Em 57 cidades não existia Ensino Médio. Esse resultado só pôde ser obtido pela estruturação na rede estadual de ensino. Ao invés de fechar escolas, Cássio reformou cerca de 300 escolas e construiu mais de 30.
Foi no Governo Cássio que a UEPB teve um dos ciclos de maior expansão das suas atividades, com a conquista da autonomia e a abertura dos campus de João Pessoa, Catolé do Rocha, Monteiro e Patos. “A UEPB é a instituição que mais forma professores na Paraíba. Precisamos respeitar sua autonomia e ampliar sua atuação”, destacou.

fonte : Rede 45 

Nenhum comentário:

Postar um comentário