A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) é o órgão que mais
foi denunciado à Ouvidoria do Estado no ano passado. Ao todo foram,
segundo relatório da própria Ouvidoria, 150 denúncias contra a Companhia
em 2014, o resultado em quase uma a cada dois dias. Mas, não foi só
isso. Também foram protocoladas 1.059 reclamações tratando de problemas
com a instituição.
No quadro geral, a Cagepa foi o 3º órgão do Estado com maior número
de demandas apresentadas à Ouvidoria Pública chegando a quantia de
1.317. Além das denúncias e reclamações, foram 89 sugestões e apenas 19
elogios.
Ainda com relação a denúncias, o segundo órgão com maior demanda foi o
Sistema Penitenciário, que foi denunciado 140 vezes no ano passado. Já a
Polícia Militar foi denunciada 106 vezes.
Reclamações
Entre as reclamações mais notificadas pela Ouvidoria, a campeã é a
Previdência Estadual. Em 2014 foram 3.265 demandas do tipo contra a
PBPrev. O órgão, entretanto, registrou apenas duas denúncias durante
todo o ano e 884 pedidos de informações.
Em segundo lugar está o Departamento Estadual de Trânsito (Detran),
que aparece com 1.060 reclamações quase empatando com a Cagepa. Já
denúncias contra o órgão foram 24 e sugestões foram 16. Além disso,
foram demandados 473 elogios e 6.137 pedidos de informações.
Quadro geral
Conforme o relatório da Ouvidoria, foi apresentado um total de 16.645
demandas envolvendo toda a Rede de Ouvidorias, com destaque para o
ranking das dez ouvidorias mais acessadas: Detran (7.710); PBPrev
(4.151); Ouvidoria SUS (2.456); Cagepa (1.317); Ouvidoria de Polícia
(197); Ouvidoria do Sistema Penitenciário (152); Secretaria de Estado da
Educação (146); Agevisa (124); Ouvidoria da Polícia Militar (106) e
Secretaria de Estado da Administração (62).
Demandas resolvidas
Desse total de mais de 16 mil demandas, 13.854 chegaram à Rede de
Ouvidorias. Isso representa 83,30% do total de denúncias, reclamações e
sugestões chegadas. As demais foram obtidas na rede de saúde (2.456),
Ouvidoria de Polícia (197) e Ouvidoria da Agevisa (124).
Das 13,8 mil demandas obtidas pela Rede de Ouvidorias, 6.811 foram
resolvidas. As 1.317 vindas contra a Cagepa, por exemplo, foram todas
resolvidas, de acordo com o relatório.
Elaboração do relatório
O material que resultou no relatório foi elaborado por meio de um
banco de dados que possibilita aos gestores a identificação e proposição
de novas políticas públicas que venham ao encontro das solicitações da
sociedade, como também, a identificação e apuração de denúncias que
possam trazer prejuízos à administração pública.
A sistematização do documento resultou do envio dos relatórios
específicos das Ouvidorias e Correspondentes que compõem a referida
Rede, além da computação das demandas acessadas na Ouvidoria Geral do
Estado. O documento se encontra a disposição da sociedade no portal da
OGE, através do link www.ouvidoria.pb.gov.br.
fonte : Blog do Gordinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário