17 de mai. de 2015

Maior número de denúncias chegadas à Ouvidoria do Estado é contra a Cagepa

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) é o órgão que mais foi denunciado à Ouvidoria do Estado no ano passado. Ao todo foram, segundo relatório da própria Ouvidoria, 150 denúncias contra a Companhia em 2014, o resultado em quase uma a cada dois dias. Mas, não foi só isso. Também foram protocoladas 1.059 reclamações tratando de problemas com a instituição.

No quadro geral, a Cagepa foi o 3º órgão do Estado com maior número de demandas apresentadas à Ouvidoria Pública chegando a quantia de 1.317. Além das denúncias e reclamações, foram 89 sugestões e apenas 19 elogios.
Ainda com relação a denúncias, o segundo órgão com maior demanda foi o Sistema Penitenciário, que foi denunciado 140 vezes no ano passado. Já a Polícia Militar foi denunciada 106 vezes.
Reclamações
Entre as reclamações mais notificadas pela Ouvidoria, a campeã é a Previdência Estadual. Em 2014 foram 3.265 demandas do tipo contra a PBPrev. O órgão, entretanto, registrou apenas duas denúncias durante todo o ano e 884 pedidos de informações.
Em segundo lugar está o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que aparece com 1.060 reclamações quase empatando com a Cagepa. Já denúncias contra o órgão foram 24 e sugestões foram 16. Além disso, foram demandados 473 elogios e 6.137 pedidos de informações.
Quadro geral
Conforme o relatório da Ouvidoria, foi apresentado um total de 16.645 demandas envolvendo toda a Rede de Ouvidorias, com destaque para o ranking das dez ouvidorias mais acessadas: Detran (7.710); PBPrev (4.151); Ouvidoria SUS (2.456); Cagepa (1.317); Ouvidoria de Polícia (197); Ouvidoria do Sistema Penitenciário (152); Secretaria de Estado da Educação (146); Agevisa (124); Ouvidoria da Polícia Militar (106) e Secretaria de Estado da Administração (62).
Demandas resolvidas
Desse total de mais de 16 mil demandas, 13.854 chegaram à Rede de Ouvidorias. Isso representa 83,30% do total de denúncias, reclamações e sugestões chegadas. As demais foram obtidas na rede de saúde (2.456), Ouvidoria de Polícia (197) e Ouvidoria da Agevisa (124).
Das 13,8 mil demandas obtidas pela Rede de Ouvidorias, 6.811 foram resolvidas. As 1.317 vindas contra a Cagepa, por exemplo, foram todas resolvidas, de acordo com o relatório.
Elaboração do relatório
O material que resultou no relatório foi elaborado por meio de um banco de dados que possibilita aos gestores a identificação e proposição de novas políticas públicas que venham ao encontro das solicitações da sociedade, como também, a identificação e apuração de denúncias que possam trazer prejuízos à administração pública.
A sistematização do documento resultou do envio dos relatórios específicos das Ouvidorias e Correspondentes que compõem a referida Rede, além da computação das demandas acessadas na Ouvidoria Geral do Estado. O documento se encontra a disposição da sociedade no portal da OGE, através do link www.ouvidoria.pb.gov.br.


 fonte : Blog do Gordinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário